AUTARQUIA DO ANO

certificado

"AUTARQUIA DO ANO" -MAÇÃO RECEBEU PRÉMIO PELA SEGUNDA VEZ
A Câmara Municipal de Mação recebeu, no final da passada semana, o "Prémio Autarquia do Ano", na categoria Desporto e Vida Saudável – APOIO ÀS BOAS PRÁTICAS DE NUTRIÇÃO, com o projeto "Nutri Mação em Ação".
Referir que esta é a segunda vez em que recebemos tal distinção, sendo que em 2021 o Prémio Autarquia do Ano de Mação teve como base o trabalho desenvolvido no projeto Mação, Concelho Amigo do Idoso.
A Câmara Municipal de Mação esteve representada da gala de entrega dos prémios pela Vereadora Margarida Lopes e por duas Técnicas do Serviço de Ação Social.
Este evento premeia anualmente o melhor que se faz nas Autarquias em Portugal. São atribuídos Prémios, Grandes Prémios e Menções Honrosas às iniciativas e práticas inovadoras que marcam diariamente o nosso país.
A Câmara Municipal de Mação tem como uma das suas principais missões a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos seus Munícipes, praticando um serviço público de muita proximidade, atenção e prevenção.
Atenta às necessidades da população e no âmbito das ações que desenvolve junto da comunidade, a Autarquia dispõe de uma Nutricionista que ajuda a implementar hábitos de alimentação saudáveis, através de iniciativas destinadas a todas as faixas etárias.
Considerando que as boas práticas se devem aplicar desde tenra idade, a Autarquia desenvolveu, através da sua nutricionista, um projeto de avaliação do estado nutricional das crianças do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, em Mação.
O Projeto NutriMação em Ação foi posto em prática, pela primeira vez, no ano letivo de 2021/2022, numa parceria conjunta com o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte.
Destina-se a todas as crianças do 1º ciclo do concelho e visa a redução dos casos de excesso de peso e obesidade infantil através de ações de sensibilização para a importância da aquisição de conhecimentos e hábitos alimentares saudáveis.
Também no Clube Sénior, a nutricionista apresenta e confeciona receitas saudáveis, com os idosos, apresentando alternativas às receitas tradicionais a que estão habituados ou até novos ingredientes.
Desenvolve também atividades com o intuito de melhorar os seus conhecimentos sobre alimentação saudável, como o jogo do semáforo, o questionário “Quem quer ser Saudável’” e o “Mitos e Verdades sobre Alimentação”.
A par de estes são várias as ações de acompanhamento e aconselhamento sobre saúde e bem-estar, sobre boas práticas alimentares e nutricionais.
Por tudo isto, vimos a Câmara Municipal de Mação ser novamente premiada como Autarquia do Ano confirmando e reforçando as opções tomadas e os projetos promovidos para melhorar a qualidade de vida de quem vive no Concelho de Mação!