Compete às Câmaras Municipais proceder à captura, alojamento provisório e deliberar sobre a deambulação e controlo dos animais errantes ou vadios, em conformidade com o disposto dos Artigos 8.º e 9.º do Decreto-lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro.
O Centro de Recolha e Identificação de Animais Errantes - CRIAE é tutelado pelos Municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila Velha de Ródão, e directamente administrado pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Município que acolhe o CRIAE.

O CRIAE é um moderno edifício, edificado de raiz, dimensionado e estruturado para a prossecução das finalidades legalmente determinadas e serviços disponibilizados. É tutelado pelos Municípios envolvidos.
A gestão técnico-funcional é assegurada por um Corpo Técnico constituído pelos Médicos-Veterinários Municipais (MVM) dos concelhos envolvidos, cabendo ao de Proença-a-Nova a sua Direcção.
Conta com um funcionário a tempo inteiro, com formação adequada, e um Médico-Veterinário avençado, que assegurarão a gestão corrente e expediente.
Cada Câmara Municipal envolvida possui funcionários que assegurarão, em cada concelho, a recolha de animais, podendo recorrer aos serviços técnicos do CRIAE .
Contactos:
Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes do Pinhal Interior Sul
Vale Serrão
6150 Proença-a-Nova
Telefone: +351 274 673 103
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Horário de Funcionamento
De Segunda-feira a Sexta-feira
Das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.