AGRADECIMENTO PÚBLICO

obrigado

 

Já passou mais de uma semana sobre o incêndio que devastou uma considerável parte do Concelho de Mação. Sabemos hoje que arderam, total ou parcialmente, 14 casas de primeira habitação, foram atingidas 30 aldeias pelo fogo e cerca de 10 pessoas sofreram ferimentos. Não falamos só de números, falamos de pessoas e de vidas afetadas de forma demasiado direta e injusta.
Acrescem mais de 18 mil hectares de área florestal destruídos no Concelho de Mação, para além de barracões, palheiros, material agrícola e viaturas.
Foram dias muito difíceis, inexplicáveis, que nos trouxeram a certeza de que urge pensar que futuro estamos a construir.

Há também muitos agradecimentos que têm que ser feitos.
Toda a ajuda foi muito importante quando tudo parecia desmoronar, quando o pesadelo parecia não ter fim.
Apesar de tudo, e acima de tudo, não poderia deixar de agradecer, em nome do Município de Mação, mas também de forma muito pessoal, o esforço e apoio de TODOS quantos ajudaram Mação: Munícipes, Bombeiros, Empresas, Associações, Instituições de Solidariedade, Funcionários da Autarquia, Juntas de Freguesia, Escuteiros, Forças de Segurança, Militares, Instituições e Entidades na área da Saúde, do Apoio Social e Psicológico, Concelhos vizinhos, Amigos.
Obrigado pela capacidade de reação e organização, pelo apoio!
O que num dia normal pareceria impossível, em vários dias completamente fora do normal foi possível graças ao esforço extra e empenho de cada um.
Não podendo agradecer a cada um pessoalmente, e podendo esquecer alguém, mas com a certeza de que cada um sabe o que o seu trabalho representou para Mação e para as suas gentes, e que foi muito: um enorme Obrigado!
É difícil ver vidas de trabalho e de conquista que tanto perderam. Há mágoa e tristeza nos olhares, há dificuldades. É hora de reagir e agir face à luta, que agora começa, para muitos Munícipes que perderam muito, quase tudo… tudo. Menos a Vida!

Urge cuidar! Renascer!
No Concelho de Mação estão a ser desenvolvidos esforços, pela Autarquia e outras entidades - Segurança Social, CLDS3G Opção Mação, RLIS, Cáritas, Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Juntas de Freguesia e com o próprio Governo - para perceber a real dimensão dos danos do incêndio. Foi feito o levantamento das casas de 1.ª habitação e outras perdas e necessidades junto da população, está a ser dado apoio psicológico aos munícipes já sinalizados e que vão sendo identificados, está a ser feita a distribuição de donativos às pessoas com necessidades já identificadas e levantamento de danos em casas de 2.ª habitação. São vários os programas de intervenção social que se estão a desenvolver articulando vários parceiros, muitas entidades em várias áreas.
Temos a noção de que o perigo continua a ser real.
Estamos atentos. Precisamos que todos estejam alerta!
Já passou mais de uma semana após o incêndio que devastou uma considerável parte do Concelho de Mação. Mação está eternamente grato a quem nos ajudou e ajuda. O nosso enorme reconhecimento. Obrigado!

O Presidente da Câmara Municipal de Mação,
Vasco Estrela

 

 

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade.

Aceitar utilização de cookies.