APOIOS INCÊNDIOS MAÇÃO 2019

brasão

Na sequência do incêndio que recentemente assolou mais uma vez o Concelho de Mação, encontra-se à disposição dos produtores pecuários forragem e ração, que deve ser solicitada ou diretamente levantada na Junta de Freguesia de Cardigos, onde se encontra concentrada.
O açúcar disponível para alimentação dos enxames de abelhas afetados será distribuído pela Melbandos, Cooperativa de Apicultores do Concelho de Mação.

Os apoios do Governo para os produtores agrícolas atingidos por mais esta catástrofe resumem-se à Medida 6.2.2 do PDR para as freguesias de Cardigos e Amêndoa e à Medida 10 do PDR para a freguesia de Carvoeiro.

Como sempre, esta Câmara Municipal, com o apoio das Juntas de Freguesia e da Acripinhal, Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal, tudo fará para apoiar a população em mais este momento de grandes dificuldades e de reconstrução.

Para além da permanente disponibilidade dos serviços competentes em Mação (Sede de Associações) e Sertã (Acripinhal), estão previstas, a partir de 12 de agosto, várias deslocações da equipa especializada a Cardigos (Junta de Freguesia, a partir da manhã de 12/8) e a Amêndoa (Junta de Freguesia, a partir da tarde de 12/8), onde os proprietários agrícolas se devem deslocar a fim de registar os prejuízos e avaliar da viabilidade da efetivação de candidatura visando restabelecer a componente produtiva destruída, que inclui construções agrícolas, tratores, alfaias e maquinaria agrícola, culturas permanentes como olival, vinha ou pomares, animais incluindo colmeias, sistemas e equipamentos de rega, vedações, etc.
O registo de prejuízos é gratuito mas obrigatório para quem pretenda repor os meios de produção destruídos, sendo também completamente suportada pela Câmara Municipal e seus parceiros a formalização da candidatura e o seu acompanhamento. Os agricultores afetados deverão ser portadores de toda a documentação relativa às suas parcelas e da maior informação relativa aos prejuízos, incluindo número de árvores destruídas, metros de mangueiras ou vedações ardidas, etc.

INCÊNDIOS MAÇÃO 2019
LOCAIS E DATAS PARA A DECLARAÇÃO DE PREJUÍZOS

Alertamos para o seguinte: a primeira deslocação da equipa especializada às Juntas de Freguesia de Amêndoa e de Cardigos será no dia 12 de agosto, sendo que os técnicos regressarão a estes locais mais vezes para o efeito, em dias a definir.

• Sede de Associações
Rua do Adro, nº 14-16, Mação (em frente à Igreja Matriz)
Dias úteis das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h
Tlf. 241247031

• Acripinhal, Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal
Rua Nuno Álvares Pereira, Lote 1, C/V, Sertã
Dias úteis das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h
Tlf. 274603077

• Junta de Freguesia de Cardigos (Igreja Velha): a partir das 10h do dia 12/8/2019

• Junta de Freguesia de Amêndoa: a partir das 14.30h do dia 12/8/2019

Comunicado à população aqui.