CONVERSA COM VÍTOR BARRETO

09-20

Após a pausa de verão o projeto "À Conversa Com..." regressa em setembro com temas e convidados muito interessantes, para várias conversas, para reflexão sobre assuntos atuais e para proporcionar aos presentes um maior conhecimento.

A primeira sessão desta temporada terá lugar já esta sexta-feira, dia 20 de setembro tendo como convidado Vítor Barreto com o tema "Variações à Volta das Alterações Climáticas". Decorre no Auditório do CC Elvino Pereira, às 21h00.

O debate sobre a temática das “Alterações Climáticas” é inquestionável. No entanto, a reflexão torna-se válida se for abrangente e fundamentalmente transparente. Pretende-se confrontar opiniões e encontrar explicações. A comunidade científica e política apresenta-nos as suas conclusões, mas há outros raciocínios e posições.
As mudanças climáticas sempre existiram no planeta Terra e a humanidade tem acelerado esse processo nas últimas décadas? As medidas de correção são as adequadas?
A reflexão sobre as mudanças climáticas não é só uma abordagem ambiental, mas também económica e geopolítica.
Seja qual for a leitura do problema há sempre uma conclusão que deve estar presente – é necessário defender o planeta e promover o Desenvolvimento Sustentável.

Vítor Barreto é natural de Elvas, Portalegre. Consta no seu currículo:
Curso Complementar de Secretariado e Relações Públicas na Escola Industrial e Comercial de Santarém;
É licenciado em Geografia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Início da atividade docente na Escola Febo Moniz em Almeirim
Docente de Geografia na Escola Secundária de Marvila/Dr. Ginestal Machado
Estágio Profissional na Escola Secundária nº1 de Abrantes
Docente efetivo de Geografia na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
Membro do Conselho Diretivo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
Coordenador de Departamento de Ciências Humanas e Sociais
Presidente do Conselho Pedagógico
Diretor da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado
Coordenador Científico-Pedagógico da UTIS - Universidade da Terceira Idade de Santarém.

BOLSAS ESTUDO 2019/20

bolsas 19 20

As candidaturas para atribuição de Novas Bolsas ou Renovação das Bolsas de Estudo de Mação - Ensino Superior - Ano Letivo 2019/2020, decorrem entre 1 de setembro e 15 de outubro de 2019, nos Serviços da Câmara Municipal.

As Bolsas de Estudo são um projeto que a Autarquia promove há 15 anos que se traduz num apoio efetivo a jovens do Concelho de Mação que frequentam o Ensino Superior público e que contam com o apoio da sua Autarquia que procura, assim, contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural. As Bolsas de Estudo são atribuídas por Concurso de acordo com o rendimento per capita comprovado.
Anualmente são 18 os jovens que recebem Bolsa de Estudo da Câmara Municipal de Mação entre renovações e novas Bolsas que abrem anualmente. Um bolseiro da CMM recebe 150 euros mensais durante 10 meses por ano.

O Boletim de Candidatura, bem como o Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo de Mação onde constam os documentos obrigatórios a entregar para análise do processo e seleção dos candidatos, estão disponíveis na receção da Autarquia ou em www.cm-macao.pt, na secção de Regulamentos, AQUI.