VESPA VELUTINA 2021

VespaAsia

Conforme temos vindo a noticiar, o primeiro ninho de vespa asiática foi detetado em Mação em setembro de 2018. De imediato, a Câmara Municipal de Mação, atenta a este grave problema que já afeta quase toda a Europa e pode por em causa a segurança e bem-estar da população e a viabilidade da fileira apícola, procedeu de imediato à elaboração de um Plano de Intervenção Municipal, que inclui Plano de Contingência e metodologias de atuação, assim como a divulgação de informação pela população, através de folhetos, cartazes e notícias várias.

NINHOS:
Após lhe ser ministrada formação específica, os Serviços de Proteção Civil Municipais procederam à destruição de 15 ninhos em 2018, 65 em 2019 e 45 em 2020, não tendo ainda sido nenhum ninho detetado neste primeiro trimestre de 2021.
Por outro lado, apostando na prevenção, privilegiou-se a captura de vespas potenciais fundadoras de colónias na Primavera, tendo sido colocadas 50 armadilhas em 2019, que capturaram 150 vespas asiáticas, e cerca de 600 em 2020, tendo sido recolhidas e destruídas 2.750 vespas.

2021:
Apesar de ser iniciado apenas no dia 19 de março a colocação de armadilhas no corrente ano de 2021, já foram capturadas mais de 1.000 vespas fundadoras por cerca de 300 armadilhas instaladas.
Todo este esforço de prevenção e combate tem sido compensador, pois temos evitado a presença e destruição de centenas ou até milhares de ninhos, como tem sucedido em tantos Municípios do País. Certamente que, com a coordenação e esforço dos Serviços de Proteção Civil da Câmara Municipal e o empenho e colaboração de todos, reduziremos esta praga, que assumidamente se encontra sob controlo.

O QUE FAZER:
Alerta-se a população para que, se se depararem com qualquer ninho de vespa, contactem de imediato a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia ou a Melbandos, Cooperativa de Apicultores de Mação. Relembramos que o contacto direto ou a mera aproximação de um ninho a menos de 5 metros pode desencadear uma resposta de grupo extremamente agressiva, podendo as vespas perseguir a fonte de ameaça durante mais de 500 metros, com consequências fatais.

Mais informações AQUI.

PISCINAS COBERTAS REABREM DIA 12 DE ABRIL

piscinas cimo

As Piscinas Cobertas/Ginásio de Mação reabrem dia 12 de abril 2021, em período de desconfinamento, com as regras já definidas em setembro passado, de acordo com o estabelecido pela Direção Geral de Saúde.

* ATENÇÃO QUE *

As aulas na Piscina de Competição estão suspensas por tempo indeterminado.
Pode consultar em baixo o horário com as aulas que vão estar em funcionamento.

É obrigatória a utilização de máscara em todos os espaços, exceto dentro do cais e dentro do ginásio durante a prática de exercício físico.

REGRAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO DA PISCINA

piscina baixo

Turmas com lotação reduzida;
Os balneários só serão utilizados para mudança de roupa, não sendo permitida a utilização dos duches;
Na receção apenas é permitida a permanecia dos utentes que estão a entrar para a aula, 5 minutos antes do inicio da mesma , e de duas pessoas para pagamentos/informações;
As bancadas estão encerradas, exceto para os pais/acompanhantes de crianças dos 3 aos 8 anos, sendo obrigatório o cumprimento das regras de distanciamento social;
Utilização livre – das 9h30 às 18h00;
Os acertos dos pagamentos da época passada serão regularizados apenas durante o mês de setembro.

REGRAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO

As aulas serão por marcação prévia mensal com um máximo de 5 alunos;
É obrigatório o uso de toalha;
Os utilizadores do ginásio não poderão utilizar os balneários;
Só é permitido levar garrafa de água e telemóvel para o interior do ginásio;
Devido à limitação do número de utentes NÃO haverá utilização livre.

Horário aqui:

new horario