dezembro 2018

ATIVIDADES NATALÍCIAS 2018

NATALICIAS

Com o aproximar da época natalícia são várias as iniciativas que o Município de Mação desenvolve e propõe.
Os objetivos das propostas para este ano são, à semelhança dos anteriores, promover o espírito da época, o artesanato e o comércio local. Os Concurso de Montras e de Presépios em Espaço Público têm já 9 anos e afirmam-se como uma competição saudável que, se por um lado, premeia os trabalhos mais votados, por outro envolve todo o Concelho num roteiro natalício muito interessante que cresce a cada ano, facto que o Município de Mação reconhece e agradece. Uma das novidades deste ano é a motivação do Município de Mação para enfeitar as rotundas da Vila numa colaboração muito especial dos funcionários da Autarquia.
Vamos entrar no espírito e viver o Natal entre a Família Maçaense! É esta a nossa maior proposta!

Programas e calendarização das atividades:

9.º CONCURSO DE PRESÉPIOS EM ESPAÇO PÚBLICO
Inscrições até 1 de dezembro / Presépios expostos de 9 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019. FICHA INSCRIÇÃO AQUI.
Desafiar Instituições de Solidariedade Social, Associações e também Munícipes a título particular do Concelho para a concretização de “Presépios em Espaço Público”, devendo ser bem visíveis e visitáveis pela população criando, assim, um roteiro de Presépios a visitar pelo Concelho de Mação.

9.º CONCURSO DE MONTRAS DE NATAL
Inscrições até 1 de dezembro / Montras expostas de 9 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019. FICHA INSCRIÇÃO AQUI.
Destina-se a todos os comerciantes das várias Freguesias do Concelho de Mação cujos estabelecimentos — cafés, lojas e serviços — tenham Montra. O objetivo é promover a quadra natalícia e o Comércio local. O tema das montras deverá ser alusivo à Quadra Natalícia.

DISPONIBILIZAÇÃO DE PINHEIROS DE NATAL NAS SEDES DAS FREGUESIAS
Nas 2 primeiras semanas de dezembro
Será novamente lançado o desafio aos comerciantes e particulares para, no sentido do que se fez nos anos anteriores, enfeitarem um pinheiro de Natal à sua porta. O objetivo passa por manter a tradição, sendo possível que os Maçaenses possam ter o seu pinheiro de natal.

ÁRVORE DE NATAL DA CÂMARA MUNICIPAL
Atividade promovida pela Biblioteca em colaboração com a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte.

EXPOSIÇÃO DE ÁRVORES DE NATAL NA CMM
De 3 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019
Exposição no átrio do primeiro andar da Câmara Municipal de Mação com as árvores de natal feitas pelas crianças dos JI e EB1 do Concelho no natal de 2017 (e que enfeitaram a árvore de natal da CMM).

EXPO-VENDA DE NATAL
De 01 a 29 de dezembro de 2018
A Câmara Municipal de Mação disponibiliza a Galeria do Centro Cultural para os Artesãos do Concelho divulgarem e venderem os seus produtos.

FEIRA DO LIVRO DE NATAL
De 12 a 31 de dezembro de 2018
Dinamizar a Biblioteca Municipal nesta quadra natalícia, promovendo a leitura junto de público de todas as idades. Nesta Feira de Natal estarão também para venda livros de autores do Concelho de Mação.

ANIMAÇÃO DE RUA – VÉSPERA DE NATAL
Animação musical das ruas do centro histórico na manhã de 24 dezembro.

EMBELEZAMENTO DAS ROTUNDAS DA VILA DE MAÇÃO
De 1 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019
A Câmara Municipal de Mação irá embelezar as rotundas da Vila de Mação com motivos natalícios.

ILUMINAÇÃO DA SEDE DO CONCELHO
À semelhança dos anos anteriores, a partir de 1 de dezembro.