maio 2018

ORÇAMENTO MUNICIPAL PARA 2018 APROVADO

A Assembleia Municipal de Mação aprovou por maioria, no dia 20 de dezembro, o Orçamento Municipal (Plano de Atividades/Relatório) para 2018, no valor de 12.434.765€. Um orçamento que responde às necessidades da população Maçaense, configurando um trabalho de continuidade relativamente àquilo que foi a ação do Executivo Municipal anterior e que agora, neste início de novo mandato, se pautará pela mesma postura de responsabilidade face aos desafios do Concelho, assim como de esperança.
De salientar que a CMM tem consciência plena da realidade que se apresenta pela frente, sendo que se traduz num Concelho com uma floresta devastada, infraestruturas municipais destruídas mas, principal e infelizmente, uma realidade que demonstra desânimo numa parte substancial da nossa população, que urge contrariar.
Assim sendo, o Orçamento para 2018 e também para 2019 será muito condicionado pelos montantes que a Autarquia prevê receber em razão das indemnizações solicitadas, bem como dos montantes a receber para as medidas de estabilização pós-incêndios.
Será também um Orçamento onde se vão refletir os valores que se esperam receber dos fundos comunitários, em especial do PARU.
Tudo isto sem esquecer os compromissos assumidos com os eleitores do Concelho de Mação, sendo que os desafios que se apresentam são grandes.

A CMM pretende, em traços gerais, melhorar os apoios sociais aos mais carenciados; criar melhores condições para a atividade económica; valorizar os recursos do Município; aprofundar e valorizar o conhecimento, a educação e a cultura; promover a participação cívica, em particular dos mais jovens.Atividades mais relevantes para 2018:

Inovação e Ação Social:
Ao nível da Inovação e Ação Social, a Câmara Municipal de Mação pretende manter os apoios sociais existentes; apoiar a capacitação das IPSS; iniciar o processo tendente à comparticipação de medicamentos a famílias comprovadamente carenciadas e iniciar a construção do CAO (Centro de Atividades Ocupacionais).

Educação e Cultura:
Uma das grandes apostas da Autarquia passa por – mantendo um plano regular de oferta cultural conforme tem feito – facilitar o acesso à Cultura em todo o Concelho.
Pretende-se em 2018 iniciar as obras no Núcleo Museológico de Ortiga; iniciar a reabilitação do Cineteatro Municipal; manter, através dos vários apoios concedidos, a colaboração com o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte; participar ativamente no Projeto Educativo do Museu; incentivar a participação cívica, com a iniciativa “Volta ao Concelho” e Encontro de Maçaenses em Lisboa.

Empreendedorismo:
Compete à Autarquia desenvolver todos os esforços por forma a proporcionar o melhor ambiente e condições possíveis para a manutenção e surgimento de atividades económicas, geradoras de riqueza e criação de postos de trabalho. Como tal, é intenção da CMM dinamizar o Centro de Negócios/Ninho de Empresas; iniciar o programa Incentivo Mação 2020 e criar o Cartão “ComMação”, destinado a desenvolver o comércio local.

Floresta/Sistema Agroflorestal
Com uma floresta destruída, depois de tanto trabalho desenvolvido e com aquilo que se defendia 2005/2006 ainda válido, é importante que a Autarquia possa dar um sinal claro e inequívoco de que a floresta é uma aposta a ter em conta para o futuro e essencial para o desenvolvimento harmonioso do Concelho.
Assim, a CMM irá apostar na efetivação das Zonas de Intervenção Florestal, através das Entidades de Gestão Florestal; disponibilizar e incentivar apoio à diversificação agroflorestal; disponibilizar aconselhamento técnico a produtores florestais e agricultores.

Valorização dos nossos recursos
Quando falamos na valorização dos recursos não nos cingimos apenas aos recursos naturais, mas também aos recursos imateriais e aos recursos humanos. É fundamental ter uma visão global sobre aquilo que o Município tem e faz, tentando colocar tudo ao serviço do Concelho, da forma mais integrada possível, sem esquecer as especificidades próprias.
É assim intenção da Câmara Municipal de Mação iniciar a requalificação das margens do Rio Tejo; promover a agenda concelhia envolvendo Autarquia e Associações; criar uma rede de Património Concelhio classificado.

Reabilitação e manutenção de infraestruturas e Património
Este é um trabalho que carece e merece um trabalho contínuo de manutenção corrente e criação/construção de novos equipamentos, ainda que no decurso de uma reabilitação. Assim sendo, em 2018, a CMM irá reabilitar um edifício em Cardigos para instalação do Espaço Cidadão; reabilitar arruamentos e rede viária; iniciar os processos tendentes à requalificação do Cineteatro Municipal.

Serviços
No que diz respeito aos Serviços, a CMM pretende continuar a modernizar os seus serviços, num processo iniciado recentemente e que visa responder melhor e mais atempadamente aos nossos Munícipes. Um processo para o qual a CMM conta, como tem sido hábito, com a dedicação e competência de todos os trabalhadores da Autarquia para que se alcancem os objetivos propostos.

Brasão Oficial red