Não existem eventos no calendário

outubro 2019

Inscrições Universidade Sénior

CARTAZ INSCRICOES USM

A Universidade Sénior de Mação vai iniciar no ano letivo 2015/16. Está aberta a 1.ª fase de inscrições para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, que estejam interessados em participar nesta forma de ensino não formal.

A Universidade Sénior é um espaço que pretende promover o envelhecimento ativo, combater a solidão, fomentar relações interpessoais, realizar estimulação cognitiva e promover o conhecimento e a aprendizagem, tal como o desenvolvimento pessoal. Além do leque de disciplinas disponíveis, é oferecido aos alunos um conjunto de atividades como ateliers, workshops, atividades recreativas e culturais, momentos de convívio e lazer, entre outros.

As disciplinas disponíveis este ano letivo são Inglês, Português, Informática, Sociologia, Escrita Criativa, Saúde e Bem Estar, Cultura e Cooperação, Património, Saberes, Memória e Futuro, Ginástica, Hidroginástica, Pintura, Sociedade e Cidadania, História das Religiões, entre outras. Os interessados em ingressar na Universidade Sénior já este ano letivo devem contactar o Gabinete da Universidade Sénior da Câmara Municipal de Mação, na Antiga Escola Secundária em Mação ou através do telefone 241577283. Para a inscrição é necessário o Cartão cidadão ou Bilhete de Identidade e Contribuinte e uma fotografia.

O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela considera que “a população do Concelho de Mação merece este espaço e o desafio é que o aproveitem”. Sendo uma Universidade em que o percurso escolar que se tem não é importante Vasco Estrela refere ainda que “o nosso maior objetivo é que toda a população sénior usufrua de boas experiências, obtenha mais conhecimento e tenha uma melhor qualidade de vida. O nosso trabalho tem sido neste sentido sendo a Universidade Sénior mais uma oferta que muito nos orgulha trazer para Mação”. O Presidente da Autarquia sublinha ainda que “a resposta à campanha de angariação de professores voluntários foi muito boa, temos que reconhecer e agradecer aos professores que já temos, em regime de voluntariado, que permite a boa oferta que temos de disciplinas em áreas muito interessantes”. Relembramos que a Universidade Sénior de Mação integra a rede da RUTIS, entidade com a qual o Município de Mação celebra protocolo para a abertura desta valência no Concelho de Mação. A RUTIS tem cerca de 250 universidades seniores espalhadas por todo o país contabilizando 35.000 os alunos que as frequentam e que contam com o apoio de 4.500 professores voluntários.

A RUTIS é a maior rede mundial de universidades seniores sendo que a própria França, onde nasceu o conceito, tem menos de uma centena de universidades e Portugal ultrapassa as duas centenas revelando-se um caso à parte no panorama mundial. Em 2014 o investigador português Ricardo Pocinho fez um estudo que indica que as universidades seniores parecem até fazer bem à saúde. O estudo mostra que estes estudantes apresentam índices altos de satisfação com a vida e baixos sentimentos de solidão. Além disso, não apresentam sintomas de depressão e ansiedade. A explicação pode estar num certo “clima de informalidade” que reina nestas universidades, quase “famílias escolares”. Nas universidades seniores as pessoas ajudam-se mutuamente, o conhecimento é baixado ao nível da prática e não há nenhum momento de obrigatoriedade de estudo.