Reconhecimento das estratégias florestais

floresta

 

Estratégias florestais de Mação reconhecidas internacionalmente como inovadoras

 

O Município de Mação foi recentemente indicado pela Comissão Europeia como um dos exemplos europeus de gestão inovadora do território florestal, no âmbito do EIP – AGRI, um projecto de parcerias europeu de Inovação ao nível da produtividade e sustentabilidade da agricultura e da floresta.

Na publicação da EIP-AGRI Mação foi o caso português mencionado nesta área pelo trabalho desenvolvido e pelas propostas que têm sido apresentadas, nomeadamente no que respeita à   criação e implementação das Zonas de Intervenção Florestal, que classificam de inovadoras e benéficas para o desenvolvimento e sustentabilidade do território florestal. Esta distinção por parte da Comissão Europeia é registada com enorme agrado e orgulho pela Câmara Municipal de Mação.

É vasto e importante o trabalho realizado pela Autarquia na floresta, assim como as estratégias e experiência acumulada ao longo de décadas na sequência dos incêndios florestais que têm fustigado o Concelho. Um trabalho conhecido e reconhecido não só a nível nacional como internacional (como é o caso do galardão “Batefuegos d’Oro” atribuído pelo Ministério do Ambiente espanhol, em 2006). Como é do conhecimento público, os representantes desta Autarquia, em particular o Vice-Presidente António Louro, têm sido requisitados frequentemente para falarem sobre os projectos implementados no Município, alguns deles projectos-piloto/projectos-modelo de boas práticas florestais, assim como solicitados para receberem e orientarem visitas de campo, em Mação, para grupos de estudantes, investigadores e especialistas portugueses e estrangeiros.

Neste contexto, e até pelas propostas de implementação de novas políticas e estratégias mais eficazes e efectivas para o sector florestal recentemente apresentadas pelo Município ao Governo, é entendimento da Câmara Municipal de Mação que os responsáveis governativos conheçam com a maior profundidade possível o trabalho desenvolvido e o mostrem, como exemplo, ao resto do País. Não é por acaso que muitos responsáveis governamentais têm tido conhecimento das propostas apresentadas, sendo consensual a sua validade.

Tendo esta Autarquia tido conhecimento da visita de Sua Excelência O Presidente da República, a realizar nos próximos dias, a Municípios da região para conhecer projectos na área florestal, o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, não pode deixar de manifestar publicamente a sua estranheza e desagrado pela não inclusão do Concelho de Mação neste roteiro.

Lamenta ainda o facto de já terem sido levadas a cabo outras visitas neste âmbito e de Sua Excelência O Presidente da República nunca ter visitado ou mostrado interesse em conhecer o trabalho deste Município no sector florestal.

Apesar desta situação, Mação estará sempre disponível para receber uma destas visitas temáticas no futuro, na certeza de que Sua Excelência O Presidente da República está nesta, como noutras áreas, interessado em conhecer as melhores propostas para o desenvolvimento de um sector fundamental para Portugal.

 

 

 

 

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade.

Aceitar utilização de cookies.