Projetos cofinanciados pela UE

 

POCentro PT2020 FEDER Bom

 

 

»» Reabilitação de edifícios do ensino e pré-escolar |CENTRO -03 -5673-FEDER-000182 

 

»» Ampliação da Zona Industrial das Lamas - Centro de Negócios/Ninho de Empresas de Mação | CENTRO-02-0853-FEDER-000889

 

»» Instalação de Gabinete de Saúde Oral em Mação | CENTRO-05-4842-FEDER-000328

 

»» Requalificação do Jardim Municipal | CENTRO-07-2316-FEDER-000077

 

»» Requalificação do Edifício do Quartel dos Bombeiros | CENTRO-07-2316-FEDER-000203

 

»» Requalificação do Cine-Teatro | CENTRO-07-2316-FEDER-000204

 

 »» Reabilitação, melhoramento e ampliação das infraestruturas da rede escolar de Mação - Escola Básica 2+3 e Secundária de Mação |CENTRO-03-5673-FEDER-000395

 

»» Integração de jovens e/ou adultos no mercado laboral | CENTRO-04-3118-FSE-000048 - PEPAL

 

»» Ampliação das infraestruturas da rede Escolar de Mação – Pavilhão Municipal Professor José Maria Marques | CENTRO-03-5673-FEDER-000382

 

»» Eficiência Energética Edifícios Públicos - Piscina Municipal |CENTRO-06-1203-FEDER-000016

 

 

 

PDR PT2020 FEADER

 

 

União Europeia_Desenvolvimento rural_Mais info aqui

 

 

»» Controlo da Expansão de Hakea sericea e Acacia spp | PDR2020-8.1.3-FEADER-067420

 

»» Estabilização de Emergência para o Município de Mação na área percorrida pelo incêndio com início em Várzea dos Cavaleiros | PDR2020-814-042653

 

»» Estabilização de Emergência para o Município de Mação na área percorrida pelo incêndio com início em Alvaiázere | PDR2020-814-042759

 

»» Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos | PDR2020-813-45748

 

»» Estabilização de emergência para o Município de Mação na área percorrida pelo Incêndio com início em Fundada | PDR2020-814-061391

 

»» Estabilização de Emergência 2ª Fase (Fundada) | PDR2020-814-062526

 

 

 

MAÇÃO - VILA DA REDE UNESCO

Sem Título

 

MAÇÃO – VILA DA REDE UNESCO DE CIDADES DE APRENDIZAGEM
Mação integra, desde 3 de junho de 2016, a Rede UNESCO das Cidades da Aprendizagem.
O Município enfrenta três escalas de desafios: os compartilhados por Portugal como um todo (necessidade de diversificar a economia; necessidade de promover a diversidade cultural e a coesão sociocultural; necessidade de combater a crescente alienação das pessoas; necessidade de retomar um papel central das Humanidades no cotidiano vida; necessidade de promover o raciocínio crítico e a compreensão dos dilemas impostos no contexto das transformações globais; necessidade de superar as crescentes lacunas de geração); os relacionados especificamente as zonas não litorais do País (envelhecimento e êxodo da população; perda de atividades produtivas e, consequentemente, de empregos; perda de conhecimentos e atividades tradicionais); e os específicos de Mação (relacionados com a sua história, as suas crenças dominantes e minoritárias, os seus saberes tradicionais e as oportunidades económicas e culturais de hoje).
 
PRINCIPAIS OBJETIVOS
Desde o início do milénio, Mação estruturou, como prioridade, um projeto ambicioso de reforço e promoção do seu Museu e das suas atividades culturais e educativas. A aprendizagem ao longo da vida, envolvendo toda a população, foi identificada como a forma de impedir a alienação e de promover o raciocínio crítico necessário, para permitir que a nossa sociedade imagine um futuro alternativo e sustentável. Temos, hoje, uma dinâmica de participação global, apoiada na avaliação crítica dos desafios coletivos: aprender o tempo todo e ao longo de toda a vida, desde o ensino pré-escolar até ensino superior, envolvendo estruturas oficias e associativas, formais e informais.
Com diversos projetos em curso, o programa internacional Apheleia (www.apheleiaproject.org) é o eixo estruturante desta estratégia, e envolve todos os parceiros locais e externos.
 
REDE MUNICIPAL
A rede de aprendizagem de Mação, coordenada pela Câmara Municipal, envolve os serviços e equipamentos do Município envolvidos em atividades de aprendizagem (como o Museu, a Biblioteca Municipal, a Galeria de Arte, o Auditório Municipal ou a residência artística), as estruturas de ensino (Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, Centro de Estudos Superiores Politécnicos de Mação) e diferentes projetos integradores (Universidade Senior, Clube Senior, …).

Estes serviços cooperam com associações, empresas e centros de investigação e inovação.

 

 

FICHA DE CANDIDATURA
Formulário

 

RELATÓRIO DE 2019
GNLC Progress Report

 

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO
Certificate

 

LINKS ÚTEIS
Mesa Redonda do programa APHELEIA, com a UNESCO
História Local: Ortiga
Escola de Pintura
Projeto GESTART
Projeto Aluno 100%
Biblioteca itinerante
Instituto Terra e Memória

 

 

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade.

Aceitar utilização de cookies.