MAÇÃO - VILA DA REDE UNESCO

Sem Título

MAÇÃO – VILA DA REDE UNESCO DE CIDADES DE APRENDIZAGEM
Mação integra, desde 3 de junho de 2016, a Rede UNESCO das Cidades da Aprendizagem.
O Município enfrenta três escalas de desafios: os compartilhados por Portugal como um todo (necessidade de diversificar a economia; necessidade de promover a diversidade cultural e a coesão sociocultural; necessidade de combater a crescente alienação das pessoas; necessidade de retomar um papel central das Humanidades no cotidiano vida; necessidade de promover o raciocínio crítico e a compreensão dos dilemas impostos no contexto das transformações globais; necessidade de superar as crescentes lacunas de geração); os relacionados especificamente as zonas não litorais do País (envelhecimento e êxodo da população; perda de atividades produtivas e, consequentemente, de empregos; perda de conhecimentos e atividades tradicionais); e os específicos de Mação (relacionados com a sua história, as suas crenças dominantes e minoritárias, os seus saberes tradicionais e as oportunidades económicas e culturais de hoje).

PRINCIPAIS OBJETIVOS
Desde o início do milénio, Mação estruturou, como prioridade, um projeto ambicioso de reforço e promoção do seu Museu e das suas atividades culturais e educativas. A aprendizagem ao longo da vida, envolvendo toda a população, foi identificada como a forma de impedir a alienação e de promover o raciocínio crítico necessário, para permitir que a nossa sociedade imagine um futuro alternativo e sustentável. Temos, hoje, uma dinâmica de participação global, apoiada na avaliação crítica dos desafios coletivos: aprender o tempo todo e ao longo de toda a vida, desde o ensino pré-escolar até ensino superior, envolvendo estruturas oficias e associativas, formais e informais.
Com diversos projetos em curso, o programa internacional Apheleia (www.apheleiaproject.org) é o eixo estruturante desta estratégia, e envolve todos os parceiros locais e externos.

REDE MUNICIPAL
A rede de aprendizagem de Mação, coordenada pela Câmara Municipal, envolve os serviços e equipamentos do Município envolvidos em atividades de aprendizagem (como o Museu, a Biblioteca Municipal, a Galeria de Arte, o Auditório Municipal ou a residência artística), as estruturas de ensino (Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, Centro de Estudos Superiores Politécnicos de Mação) e diferentes projetos integradores (Universidade Senior, Clube Senior, …).

Estes serviços cooperam com associações, empresas e centros de investigação e inovação.

FICHA DE CANDIDATURA
Formulário