Transporte a Pedido

TRANSPORTE A PEDIDO

Entrou em vigor no dia 1 de março de 2017 o novo tarifário do serviço de Transporte a Pedido em Mação
Esta alteração representa uma redução da ordem dos 25% no preço dos bilhetes, aplicando-se 4 escalões tarifários em função da distância da viagem, variando entre 1,20€ e 3,80€.
O objetivo é equiparar os preços dos bilhetes de transporte a pedido às tarifas utilizadas nos serviços de transporte interurbano e proporcionar um preço mais acessível para os Munícipes sendo a diferença comparticipada pela Câmara Municipal de Mação.
A nova tabela:

folheto-novo-tarifario-macao

Transporte a Pedido em todo o Concelho

O serviço de Transporte a Pedido foi, em Setembro de 2013, alargado a todas as freguesias. A experiência-piloto revelou-se muito positiva e a CIMT alargou o trajecto a todo o Concelho de Mação.

Transporte a Pedido é a designação de um projecto que arrancou em Mação no início de 2013 e que se revelou muito positivo.

Trata-se de uma ação concertada entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Câmara Municipal de Mação, no âmbito do projeto "Transporte a Pedido no Médio Tejo – Arranque".

Para quem ainda não conhece, é um serviço de transporte público em que o passageiro pode solicitar transporte, mediante reserva prévia da viagem que pretende efetuar, dentro dos oito circuitos disponíveis de ligação à Vila de Mação e que abrangem, agora, todas as Freguesias do Concelho de Mação.

Transporte-a-Pedido

Tarifários: clicar aqui

Todos os percursos aqui:

Como funciona?

À semelhança do transporte coletivo regular, o Transporte a Pedido tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, distinguem-se do transporte regular porque o cliente é que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só vão às paragens que tiverem reservas.

As reservas deverão ser efetuadas até às 15h do dia útil anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita para o número 800 209 226. As chamadas são gratuitas e será a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo a assegurar o registo das reservas que forem efetuadas e fornecerá ao operador de transportes o plano de serviços de transporte a efetuar no dia seguinte, discriminando as paragens a servir e os passageiros a recolher em cada paragem. Poderão existir reservas de última hora (reservas feitas após as 15:00h), todavia estas só serão aceites para paragens que já tenham reservas registadas.

Os serviços de Transporte a Pedido poderão ser efetuados por autocarro (de 16 lugares sentados e 7 em pé) ou táxi (de 8 ou de 4 lugares), sendo que os veículos serão facilmente identificáveis através de um dístico referente ao projeto. Também os pontos de paragem estão devidamente assinalados com um poste de cor azul.e placa identificativa do serviço.

Os bilhetes referentes aos serviços de transporte serão cobrados viagem a viagem, aquando do embarque no veículo. O bilhete será pago diretamente ao motorista, o qual passará ao passageiro um comprovativo de pagamento. O cliente é levado até ao seu destino final (uma das paragens definidas), podendo o veículo ser partilhado com outros clientes cujas viagens têm um padrão idêntico ou se intercetam.

Este serviço de transporte encontra-se muito desenvolvido em França, nos países do norte da Europa (Suécia, Finlândia, Holanda, Bélgica e Alemanha), em Inglaterra e na Itália Setentrional. Pelo contrário, registam-se poucas experiências em Espanha e no Mezzogiorno Italiano, ainda que as estas se tenham vindo a multiplicar.

O Transporte a Pedido no Médio Tejo é um projeto inovador no contexto nacional e pretende ser uma referência importante para a divulgação do transporte flexível para eventual replicação em outros locais do país. Tem por objetivo aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária. Na região do Médio Tejo existe potencial para a implementação de sistemas de Transporte a Pedido em todos os concelhos do Médio Tejo, ainda que associados a objectivos distintos.

Mais informações sobre este projeto através do número 241360444 (dias úteis, das 09h às 12.30h e das 14h às 17.30h), na Câmara Municipal de Mação ou aqui.