PORTAL ROTAS DE MAÇÃO

rotas

Foi lançado no dia 8 de setembro 2020, o portal Rotas de Mação. O projeto pode agora ser conhecido em http://WWW.ROTASDEMACAO.PT/.
Relembramos que o grande objetivo deste grupo de trabalho, deste projeto, é contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território do Concelho de Mação.

CÂMARA APOIA PROJETO
Tudo começou quando vários amantes de caminhadas pelo Concelho de Mação juntaram experiências e roteiros que iam partilhando nas redes sociais e surgiu a vontade de algo mais, criar um conjunto de Rotas.
A Câmara Municipal de Mação apoiou este grupo, e projeto, desde o início tendo como premissa essencial e óbvia a constatação de que estamos perante um grupo de pessoas voluntárias, prestativas e desinteressadas, que tinham como única proposta ajudar o seu Concelho, promovendo as suas potencialidades, valorizando tudo aquilo que temos de bom.
A Câmara Municipal de Mação nunca teve a ambição de se apropriar deste projeto tendo, pelo contrário, feito questão de realçar a autonomia deste grupo de pessoas. Apesar disso, a Câmara Municipal de Mação investiu, já, milhares de euros para a concretização deste projeto, decisivos para o sucesso já alcançado.
Com a criação da Associação Rotas de Mação, inicia-se um novo tempo que a Câmara Municipal de Mação não deixará de acompanhar e apoiar, de acordo com aquilo que foram os objetivos apresentados e a avaliação que fazermos dos mesmos, na certeza que bem sabemos da importância desta iniciativa para o nosso Concelho.

PORTAL DAS ROTAS
O Portal Rotas de Mação tem várias secções que convidam a Explorar, Aprender, Conhecer, Desporto e Lazer e Planear.
São apresentados os Percursos Pedestres ou, para pessoas de mobilidade reduzida, os pontos mais interessantes a visitar.
Uma das novidades é o Passaporte que procura que os caminhantes marquem e completem o seu passaporte com os locais mais emblemáticos do Concelho.
Os vários percursos apresentam informações como a distância, duração, tipo de percursos, grau de dificuldade, desnível, altitude máxima e mínima. Apresentam a morada e coordenadas GPS do ponto de partida e de chegada bem como a época do ano aconselhada para cada percurso.

PLANO DE SEGURANÇA
As Rotas de Mação contemplam um plano de segurança e socorro. Pelos percursos encontram-se balizas (postes de madeira) devidamente identificados e numerados colocados nas rotas. Serão cinco por cada uma das rotas. Estas balizas de segurança permitirão, no caso de haver algum acidente ou incidente, às forças de segurança a localização exata dos caminhantes ou pedestrianistas. De forma simples, se for feita uma chamada de socorro para o 112, bastará ao caminhante dizer ao operador do CODU (INEM) o número da baliza onde está e ao serem acionados os meios locais, de Mação, estará disponível um mapa da rota com os acessos exatos ao local sinalizado.

UMA GRANDE CAMINHADA COMEÇA COM UM SÓ PASSO
Neste interessante projeto juntaram-se vontades, conhecimentos e Munícipes de vários pontos do Concelho coordenados pelo ortiguense Leonel Mourato e formou-se um grupo de trabalho. Foram feitas parcerias de colaboração com o Município de Mação, as Juntas de Freguesia, Associações e Escolas. Foram delineadas 15 Rotas no Concelho de Mação.
Um ano depois está em desenvolvimento uma Associação que albergue e abranja o trabalho desenvolvido, de uma forma mais formal.
A futura ARM – Associação Rotas de Mação quer ser reconhecida como uma entidade de excelência e de referência pela comunidade local, regional, nacional e internacional, enquanto promotora do desenvolvimento económico sustentável da região.